sábado, 6 de junho de 2009

Dona Edith - Script [by nerd]


Boa Noiti
Meu nome é Edith Maria Manoelina Tarabetina Capitulina de Jesus Amor Divino
Eu sô líder comunitária/E eu to aqui não pa falar/Vou ser curti’grossa
Pa lançar meu lívu/Que chama “Como Educá seu Fíu na Favela”
Você! / Que não tem os pobrema que eu tenhu
Nu’tem os pobrema que eu passo / Num pode sentir como é educar um filho na favela
Mas esse lívu, que é facículo de ler / Puquê é feito em facículo...
Vai ajudar a você a cumpriender/MÁNUM É drama porquê num to aqui dramando nada
Mas as condição que a gente vive... Bom...
PRIMEIRAMENTE eu gostaria de dizer qui eu escrivi esse lívu/Na verdade, eu num escrevi não/Quem escreveu foi mia fia puquê sô semi anafabeta...
MAS EU DITEI TUDO e ela escreveu aqui/Ta tudo escritu...
Qué dizer “O quié que tem aqui?”/Insinamento, Num é meu, nem seu nem di ninguém...
Asi...Insinamentu DU MUNDU
Purquê genti... A pessoa, hoje, ela vive certa dificuldidade QUE num é pra todo mundu não... É OU Num é ou num é? É! Intaum...
Aqui... Eu tratu de tema... E coisa... Qui é muitu difici/Por exemplu/Que é o pobrema da nutrição
As criança in casa se fize vontande / Uma fera... Uma cumida/Elas comi tudo num dia...
EU tenho uma minina lá chamada nininha/que a disgraçada é viciada em cremicraqui...
E agora, num sei, vendo muitcha televisão/a disgraçada ta querendu cumê cum margarina...
EU já ispriquêi à ela/eu disse “Minha filha... Veja situação da sua mãe... do seu pai... Ganhad’um salárum mínium... Nessa receção du diabu... Pa bota a cumida dentu de casa pa você chega e distrui tud’é?/seu exu?/QUÉ DIZE!
EU NUM PÓÇO... EU num póçu... Impedi meus’fíu’di cume...
MAS TAMBÉMnum quero que coma TUDU/PÁ QUANDO chega em casa/TEM EU!
EU! Num tenha u qui cume... Purrtantu, genti... Aqui... Vocêis vão encrontá... DÍCA... Quié/esconde uma cumida... BOTA num luga mais altu...
QUÉ DIZE / SÃO COISA / Que a genti vai faze... Pá pude instruí...
Ôtu pobrema / que a gente tem aqui/muitu séria... Que’u tratu nesse lívu... No facículu...
Qui é a paralisia... Eu vô perrguntá aqui / E vocês vão responde...
QUA’É A DUNA DI CASA QUE NUNCA SI SINTIU UMA’LEJADA?
QUi nunca si sentiu uma/uma leproza/uma paralítica/quando chega nu’super mercadu?
QUI num te forrça pa pega aquele’podrutu’mais caru?
QUI NUM consegui levanta A MÃO pa compa um papel igiêniu melho
PURQUENUNDÁ!
Você vai compra um cremi dental nu preçu que ta?
QUIÉ DIZE / As pessoa acha que é só cumê... Não é... / Não é...
I a higiêni? Ondi’é/puquê depois diz que pobre é suju, fididu e u diabu...
Mas quem’é que podi compra um cremi dental, hoji, no preçu que ta?
A disgraçada da minina/bichu/ela’é’uma/a minina/hô genti, eu vô dize
É muit’isforçu pa gente cria um/um filhu...
A minina, agora sismo di cume pasta de denti...
E’VÔ FAZÊ U QUÊ/EU VÔ MATÁ?! NÁAAUM... Não genti / E’vô iducá/E’vô escrarecê...
Puuqê até se eu quebrasse’u’denti/era melhó/pelomenu pasta di denti eu já economizava
Intaum sês’ vão encorntá aqui... Não lição/Puquê quem dá lição memo é Deus
Mas dica... Coisinha... Qui você podi faze in casa/des’dum pão... Um pãozinhu qui vocês’iscondi... Qui já é o café du dia seguinti... Num é’ou’num é ou num é?
Um’açuca... U’açuca qui dexa di bota num chá... Né?/Uma farinha qui você bota à mais pa pude ingroçá u feijão...
Quédizê.. A Gente... Isso é um... É’Uma coisa difíciu qui vô fala
Quantas’vez... A gente’tá’lí... Num tem vontadi / Deseju / Di cumê um chantili?
MÁ CUMÉ QUI A GENTE VAI CUMÊ U CHANTILÍ NU PREÇU DU MÔRANGU COMO TÁ?
SEJA DI’ATIBAIA / SEJA DE QUAQUÉ LUGA!
É PURIÇU QUI’EU CRAMU
É PURIÇU QUI’EU GRÍTU
É PURIÇU QUI’EU DÍGU
A GENTI É PÓBRI, a genti é lascado... Marr’lá no morru a genti não dexa...

2 comentários:

  1. Nuss, muito muito bom!
    Fazia tempo que tava querendo
    esse texto!

    Mas vô fazê o que?
    Vô matáááá, Náááááum...
    rsr

    Vlw

    ResponderExcluir