segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quase um Aurélio



Apalacar – Quando a dor diminui.
Usado em uma frase: - Cherei a resina e apalaco a dô...

Afrouxar – Folgar.
Usado em uma frase: - Afroxa u cinto...

Catembada – Pancada.
Usado em uma frase: - Num mi irrita se não eu te dou uma catembada na tua venta!

Venta – Canal do (ou) nariz.
Usado em uma frase: - Cheguei perto dele, chega ardeu minha venta...

Arenga – Briga.
Usado em uma frase: - Já tão arengando vocês?

Quemembé – Conjunto de objetos antigos.
Usado em uma frase: - Não sei pra quê ela guarda tanto quemembé

Incarcá – Apertar, pressionar.
Usado em uma frase: - Beth! Vai passar do ponto, incarca aí!

Pitoco – Botão.
Usado em uma frase: - Incarrca o pitoco

Zuada – Barulho.
Usado em uma frase: - Dêxe de zuada, mininu!

Tai – Estar.
Usado em uma frase: - Tu tai me ouvindo?

Pololô – Nariz redondo.
Usado em uma frase: - Tai mangando do meu popolô?

Mangá – Caçoar, tirar um sarro.
Usado em uma frase: Tai mangando deu?

Aguar – Regar plantas
Usado em uma frase: - Já águo as planta?

Bilora - Tontura, cansaço.
Usado em uma frase: - Rapai... Quando me levantei, senti uma bolora...

Emburacar – Entrar sem permissão.
Usado em uma frase: - Que estilo é esse que já sai emburacando a casa?

Trelelê - Excesso de justificação.
Usado em uma frase: - Deixe de trelelê, vá logo tira as ropa du varal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário